Como tirar o visto americano para crianças

Já coloquei informações de como tirar o passaporte para crianças, foi bem simples!
O segundo passo para uma viagem internacional em países que exigem o visto, é providenciar este documento. Hoje vou falar especificamente do visto para os Estados Unidos.
O primeiro ponto é saber se os pais já possuem o visto, como foi o nosso caso. Existem duas opções para tirar o visto de crianças com até 15 anos e 11 meses:
Fazer tudo sozinha
Entrar no site do Consulado Americano e preencher um documento DS-160 para a criança. É necessário ter uma noção de inglês, o formulário é um pouco chatinho de preencher, mas nada demais.
Depois de preenchido o DS-160, entrar no site para agendar o visto americano e criar uma nova conta em nome da criança. A partir daí, você deverá pagar a taxa MRV e agendar a entrevista.
Atenção para selecionar o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) mais próximo para você. Fiz o meu na Vila Mariana em São Paulo.
Não é necessário levar a criança na entrevista! Basta um dos pais levar os seguintes documentos:
– Passaporte, comprovante de agendamento, a página de confirmação do DS-160 e uma foto 5×5 ou 5×7 em boa qualidade!
Atenção para a qualidade e apresentação da foto, é o motivo mais comum de recusa dos vistos infantis. Fui precavida e tirei 2 fotos diferentes, em caso de uma não ser aceita.
Especificações da foto para o visto da criança
- A fotografia não poderá ter bordas;
- A fotografia deverá ter a visão completa da face do solicitante. O solicitante não poderá estar olhando para baixo ou para qualquer lado, e a face deverá cobrir 50% da área da foto;
- Fotografias com visão lateral ou angular não serão aceitas;
- A face do solicitante deverá medir 3 cm do queixo até o topo da cabeça;
- De preferência ambas orelhas deverão estar expostas;
- iluminação correta e simétrica
- Os cabelos não podem cobrir a testa;
- A fotografia deverá ser colorida, e deverá ter o fundo branco;
Foi assim que eu fiz o visto do Dudu, tudo por mim, mas para quem não mora em uma cidade com atendimento do Consulado Americano (meu caso), existe uma segunda opção que vale mais à pena e acaba saindo mais barato do que ir pessoalmente (se você contar despesas com passagem, alimentação, transporte e hospedagem).
Fazer via despachante. Acabei não fazendo porque não pude esperar o prazo que eles me passaram para entregar o documento (30 dias úteis).
Via Despachante
Essa opção vale para quem não quer se incomodar ou para quem mora em uma cidade afastada de um CASV.
O valor de todo o processo (incluindo o pagamento da taxa MRV que custa U$160 aproximadamente R$336) custa em média R$678.
A passagem de Floripa para SP de ida e volta já ultrapassa essa diferença de valor, tirando a comodidade de não precisar ir até lá.
Existem várias empresas especializadas em despachantes consulares, recomendo escolher uma que tenha boas referências e seja de confiança.
Só atenção para o prazo de entrega do passaporte com o visto.
Me passaram 30 dias úteis, mesmo dizendo que o prazo seria menor eu não quis arriscar e preferi fazer tudo por conta.
Como viajamos no próximo mês e eu amo deixar as coisas pra cima do laço, não pude fazer via despachante.
Caso os pais também não tenham visto
É necessário que cada um preencha um DS-160 e o agendamento pode ser feito para todos os membros da família no mesmo horário, e a criança não precisa estar presente!
Espero ter ajudado! E boa viagem!
Mês que vem vou colocando dicas de viagem, principalmente da Disney, que é para onde vamos levar o nosso pequeno!