Fisioterapia Pélvica e sua importância antes, durante e após a gestação

Quando o assunto é saúde, as primeiras coisas que pensamos são “boa alimentação” e “atividade física”, por isso, é comum que mulheres que desejam manter um corpo saudável durante a gestação desenvolvam bons hábitos físicos e alimentares. Sem dúvidas, alimentação balanceada e rotina de exercícios são essenciais para a saúde física e mental. O único problema é que a gente se preocupa em definir braços e pernas, mas nunca parou para se perguntar como malhar o assoalho pélvico.

Assoalho o quê?!?

Calma, você não é a primeira a estranhar essa nomenclatura. De fato, a relevância que esse conjunto de músculos tem para o nosso corpo é um universo completamente novo para muitas mulheres. Sabendo disso, nos sentimos na responsabilidade de explicar a vocês o que é fisioterapia pélvica e qual a sua importância antes, durante e após a gestação.

Para nos ajudar nessa missão, convidamos a fisioterapeuta pélvica Kariely Andrade  e, juntas, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre este tema! 🙂

Fonte: Priscila Barbosa

A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade da Fisioterapia que visa a avaliação, tratamento e prevenção de disfunções do assoalho pélvico. O assoalho pélvico feminino é formado por músculos que constituem a base da pelve, ou seja, clitóris, uretra, vagina e ânus, e, como todo músculo, estes também precisam ser trabalhados para adquirirem força e coordenação e, consequentemente, conseguirem contrair e relaxar sempre que necessário. 

De acordo com Kariely “Todas as mulheres precisam da fisioterapia pélvica, pois a melhor forma de intervenção é a PREVENÇÃO, então é de extrema importância que toda mulher faça uma avaliação do assoalho pélvico.” Durante a gravidez, estes cuidados devem ser redobrados, pois além de continuar sustentando útero, bexiga e reto, a musculatura pélvica também começa a suportar o peso do bebê, do líquido amniótico e da placenta, e, se não estiver preparada para receber tamanha sobrecarga pode trazer prejuízos a curto e a longo prazo. 
A fisio também nos alertou aos principais sinais da necessidade de ajuda clínica: 

5 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA PROCURAR UMA FISIOTERAPEUTA PÉLVICA


1. escape de xixi: apesar de parecer comum ter escape de xixi ao tossir, espirrar, pular ou rir, não é normal, nem antes, nem durante e muito menos depois da gestação. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a incontinência urinária não é consequência inevitável do parto normal.


2. fazer xixi muitas vezes por dia: para as gravidinhas é super saudável fazer xixi mais de 8 vezes ao dia, mas para quem não está grávida, mesmo bebendo bastante água, as idas ao banheiro não devem ultrapassar essa quantidade. Quando essa regularidade é afetada, já caracteriza hiperatividade da bexiga e é preciso ligar o alerta! 🚨 


3. dor na relação sexual: dor na relação nunca é normal e ela pode ser consequência de diversos fatores, entre eles o vaginismo. Geralmente o tratamento é realizado com a fisioterapeuta pélvica, mas, dependendo da origem da dor, ele também pode demandar a participação de uma psicóloga.

4. sensação de uma bola na vagina: este é o indício do prolapso vaginal, popularmente conhecido como “bexiga caída”, decorrente da sobrecarga de peso pelos músculos da pelve, sem preparo prévio.

5. constipação: nosso corpo é como uma engrenagem, então quando uma pecinha está desregulada, outra também vai ser danificada. Alterações nos músculos pélvicos, como a falta de coordenação ou de força, podem ser a causa da dificuldade para evacuar. 

Além de contribuir para a saúde da mulher antes e durante a gestação, a fisioterapia pélvica também traz benefícios para o trabalho de parto! Seria um sonho? ❤

Fonte: Pinterest

BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA PÉLVICA DURANTE O TRABALHO DE PARTO

Mobilidade

Durante o parto normal, nossa pelve precisa de mobilidade para que o bebê passe por ela, e os exercícios pélvicos contribuem para a diminuição da tensão muscular e o aumento da flexibilidade.

Redução do tempo de trabalho de parto

Se o nosso corpo souber o que e como fazer, não vai ser necessário prolongar suas horas de trabalho procurando maneiras de “se virar nos 30”. 

Diminuição das chances de laceração

Laceração é um cortezinho que pode ocorrer no colo do útero ou no períneo durante a passagem do bebê. Fortalecer e relaxar toda essa região durante a gravidez pode evitar que isso aconteça, e, se acontecer, dificilmente esta lesão ultrapassará o grau 2.

Quanta informação nova, né? Espero que o post de hoje tenha te ensinado algo e te ajudado de alguma forma. Amamos falar sobre isso aqui com vocês, principalmente com o respaldo de uma profissional tão capacitada. Acompanhem a @fisiokariely no instagram para conteúdos diários sobre o assunto! 🙂

E se você ficou com dúvidas, envia para a gente lá no @agorasoumae ! Quem sabe voltamos com uma parte 2?

Compartilhe

Posts relacionados

Veja mais do nosso blog!

Pin It on Pinterest

Compartilhe!