Semana de Amamentação

Passei pela experiência da amamentação e o maior aprendizado que tirei foi que cada experiência é única e que não existe ser melhor ou pior por conseguir ou não amamentar de forma exclusiva.

E o que tirei com a minha experiência? Que precisamos de informações para decidirmos o que é ou não melhor para gente como mãe e mulher.

E o mês de Agosto foi eleito para trazer conscientização ao aleitamento materno, ou seja, trazer informações necessárias para que todas e todos possam fazer boas escolhas. Você sabe por que a escolha de “Dourado”? Porque o ouro é valioso e o leite materno também. Fica até o final na leitura que vou falar da importância da saúde mental e trazer a dica de um documentário que fala da importância desse alimento tão valioso. O leite materno é fonte de:

  • Energia
  • Proteína
  • Nutrientes
  • Vitaminas

Por consequência, previne infecções, alergias, entre outras doenças.

Percebemos que os hospitais passaram a ter especialistas em amamentação, tanto os públicos quanto os privados. Além de que muitas enfermeiras se especializaram em fazer atendimento domiciliar para ser apoio de mães nesse primeiro momento com o recém-nascido.

Quando me tornei mãe, quis fazer o dever de casa da maternidade, mas deixei a amamentação de lado pois achei que seria algo intuitivo.

Conhece a trend do Instagram que toca uma música: “Oh no oh no oh no no no no no”? A música entra no exato momento em que falo que amamentar é algo intuitivo.

E nesse momento eu consigo transformar a dor em humor ao lembrar de algumas dificuldades e medos que passei ao entrar nesse universo da amamentação.

Acredito que é necessário estudarmos sobre alguns pontos antes de parir e na minha visão, esses seriam os pontos fundamentais:

  • Amamentar não é intuitivo! Muitas vezes o peito rachado pode ser consequência da pega incorreta do bebê e até mesmo do fato do seio estar abafado.
  • Seu seio precisa respirar, então é importante em algum momento do dia ficar sem roupa por alguns minutos. E quando for colocar de volta utilizar rosquinhas de amamentação para o seio não ter atrito com o sutiã.
  • Se o leite estiver vazando, é muito importante utilizar discos de algodão ao invés de descartáveis. Algodão é um material perfeito pois não abafa, sem chances de fungos e bactérias!
  • Roupas de amamentação específicas que facilitem esse momento em que o bebê chora e precisamos parar o que estamos fazendo para alimentá-lo.

E outro ponto que acho fundamental falarmos é que precisamos saber o tipo de conteúdo que iremos consumir. Hoje a internet nos bombardeia com tantas informações a respeito da amamentação que eu diria que chega a atrapalhar. É necessário informação? Com certeza! Mas muitas vezes ultrapassamos o limite da teoria e da prática, a ponto de atrapalhar nossa saúde mental.

A semana e da amamentação, então devemos trazer dois pontos essenciais na vida de uma mulher que acaba de trazer ao mundo um filho:

  • A saúde mental é tão importante quanto a física
  • Só você sabe o seu limite

Porque gosto de destacar o limite? Porque sem ele, nós não sabemos até onde podemos ir e muitas vezes vamos para onde delimitam o que é melhor para nós mesmas. Então separei algumas informações que acho essenciais para o aleitamento materno.

Técnicas que consultoras de amamentação indicam:

  • Massagear a mama e ordenhar o leite quando sentir que está endurecendo.
  • Translactação e Relactação: tirar o leite materno com bombinha ou de forma manual e encaixar uma sonda que encaixa no seio e a outra ponta na boca do bebê. A diferença é que na translactação se usa somente o leite materno e na relactação utiliza-se o leite artificial.
  • Chá de funcho: uma técnica tão antiga que nossos parentes mais velhos conhecem. Pode aumentar a produção de leite e ao você consumir, seu leite irá para o bebê podendo ajudar no tratamento de gases.

Como mulher e mãe, acredito que já conseguimos ocupar muitos lugares, mas temos estrada pela frente! Afinal, como administrar a amamentação exclusiva por 6 meses se a licença maternidade dura apenas 4 meses? A conta não fecha. Precisamos achar uma forma flexível, onde a mãe possa ter apoio e ao mesmo tempo poder produzir. Assim como no mundo real, dentro da maternidade precisamos encontrar nossas possibilidades.

DICA DA SEMANA:

Para quem tem acesso a plataforma Netflix, existe um episódio de um documentário chamado A Indústria da Cura: episódio 3 Leite Materno é Ouro Líquido. E em um primeiro momento eles falam sobre os benefícios de forma científica e o que levou os adultos a consumirem esse alimento que é tão potente a ponto de curar um paciente. Mas infelizmente não se tem leite suficiente nos bancos de leite para ser usufruído por todos.

Compartilhe

Posts relacionados

Veja mais do nosso blog!

Pin It on Pinterest

Compartilhe!