Outubro Rosa: sua vida ao alcance das mãos

Nós, mulheres, deveríamos entrar para a lista das super-heroínas da Marvel, ou ao menos sermos reconhecidas como a quarta menina super poderosa. Não acha? A natureza feminina demanda, prematuramente, uma força enorme de nós, desde a primeira cólica até as dores do parto, elevando consideravelmente nosso parâmetro de dor. Isso pode parecer incrível, mas nem sempre é. O fato de suportarmos mais dor que os homens faz com que demoremos mais a procurar ajuda médica quando é necessário. Geralmente convivemos com dores até não aguentarmos mais, e, quando não aguentamos mais, a situação já se agravou. Tenso, né?

Se é comum negligenciarmos doenças que nos causam dor, imagina as que atuam sem deixar grandes rastros!? É o caso do câncer de mama, uma doença silenciosa e, por isso, ainda mais perigosa. O fato de sua manifestação ser indolor contribui para que a mulher continue vivendo uma vida normal, sem perceber que há um tumor em sua mama precisando urgentemente ser tratado. Você deve estar se perguntando: se o câncer de mama não avisa que está ali, como eu vou identificá-lo? 

O post de hoje faz parte da campanha Outubro Rosa, um movimento internacional em prol da conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, este é o tipo mais predominante entre as mulheres, por isso a necessidade de utilizarmos o espaço que temos para responder às dúvidas mais comuns sobre sua prevenção, diagnóstico e tratamento. Vamos lá?

COMO PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?

Autoexame

Conhecer o próprio corpo é fundamental, pois se conhecemos nossas características normais, conseguiremos perceber quando algo estiver errado. Uma das formas mais rápidas de identificar qualquer alteração suspeita no tecido mamário é o autoexame, ou seja, quando nós mesmas apalpamos nossos seios para nos certificarmos de que não há nada de diferente nele. E, ao contrário do que muitas mulheres pensam, esse toque não deve acontecer apenas no mês de outubro, e sim uma vez ao mês, a partir dos 30 anos de idade.  

Percebeu que a sua vida está ao alcance das suas mãos? Quando eu digo que somos super heroínas… 💥💟

Mamografia

Apesar da importância do autoexame, ele não exclui a necessidade da realização anual do exame de mamografia, recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia para mulheres acima de 40 anos sem sintomas de câncer.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA?

Há algumas características mamárias que fogem da normalidade e, se identificadas durante o autoexame ou a mamografia, requerem atenção. São elas:

  • nódulo;
  • mudança de cor;
  • secreção (com ou sem sangue);
  • alteração no mamilo ou no formato do seio;
  • textura com aspecto de casca de laranja.

CÂNCER DE MAMA TEM TRATAMENTO?
Receber o diagnóstico de câncer de mama é receber o diagnóstico de uma doença que pode ser tratada! Mas não podemos negar o fato de que seu reconhecimento tardio torna o tratamento mais longo, mais agressivo e mais caro. Por isso a importância de identificar o tumor ainda em estágio inicial. O diagnóstico precoce faz toda a diferença na luta contra o câncer e é responsável pela diminuição da taxa de mortalidade por essa doença.

Você já deve ter ouvido falar que o autocuidado é um ato de amor próprio, mas eu vou além, e digo que cuidar da nossa saúde é um ato de amor pelas pessoas que nos rodeiam! Sabe quando vamos fazer um passeio de barco e nos instruem a, em caso de emergência, primeiro vestir o colete salva-vidas em nós para depois colocá-lo nas crianças? É isso. Para cuidar dos seus filhos você precisa cuidar de você.

Compartilhe esse post com uma mulher que você ama e contribua para o diagnóstico precoce do câncer de mama! ❤ 

Vale a pena assistir:

Outubro Rosa e o Câncer de Mama – Quebrando o Tabu 

Câncer de Mama – Drauziocast

Compartilhe

Posts relacionados

Veja mais do nosso blog!

Pin It on Pinterest

Compartilhe!