Quando é a hora de tirar a chupeta? (5 passos para eliminar o uso)

Eu não tenho nada contra chupeta.
Sei que muita gente tem e respeito os motivos, mas durante os 2 anos e 2 meses que o Dudu usou, todos nós ficamos felizes e em paz, confesso.
Ele costuma usar pra dormir ou quando senta no sofá pra ver TV. Na rua, a chupeta é a minha aliada quando está choroso ou impaciente querendo ir embora, aí o prazo dele se estende por mais uns 30 minutos.
Acontece que todo esse “conforto” tem um preço a pagar, e que só aparece quando é a hora de tirar a chupeta.
Eu sabia disso desde o início, que esse dia chegaria e que não estava muito longe.
Semana passada levei Dudu ao pediatra e ele comentou que o palato estava ficando deformado por conta da chupeta.
Eu já tinha notado mesmo que ele andava um pouco dentucinho. Foi aí que decidimos dar um basta. Mas lógico que esse basta não pode ser de uma hora pra outra.
A criança precisa aprender a lidar com as frustrações e essa é apenas uma das milhares que terá na vida, mas eliminar radicalmente seria traumático e não é a melhor forma de fazer com que isso aconteça.
Defini uma meta até o natal quero tirar a chupeta.
Tracei alguns passos pra que isso aconteça da forma menos pior possível.
Gradativamente vou realizando, até chegar o grande desfecho, onde vai entregar a chupeta pro Papai Noel em troca de um presente.
Confira 5 dicas para tirar a chupeta da criança
- Converse! Expliquei que o Dudu já é menino grande não vai mais precisar dela, que o papai não usa chupeta, a mamãe não usa, alguns amiguinhos maiores também não. Avisei que por enquanto poderia usar pra dormir, mas depois vamos tirar de vez.
- Chupeta só pra dormir! Acabou na rua, acabou pra ver TV. Gente, vou dizer que foi punk! Ontem de manhã a choradeira rolou solta por uns 30 minutos. Depois de ser vencido pelo cansaço, ele parece ter entendido, à tarde não levei o bico pra escola e à noite viu TV sem pedir, hoje cedo a mesma coisa, já não pediu pra ver TV. Quero só ver à noite.
- Furinho: Faça um pequeno furo nas chupetas do seu filho com uma tesoura, pode ser que perca o interesse naturalmente. Mas sem que ele veja!
- Dá pro Papai Noel! O bom e velho clichê de entregar a chupeta pro Papai Noel com certeza ajuda. Já expliquei pro Dudu que pra ganhar presente vai precisar dar o dedê pro velhinho. Ele parece ter entendido, pois saiu repetindo: O Dudu vai ganhá pesente se dá dedê po Papai Noel.”
- Desapega! Pegue todas as chupetas da casa, faça um belo embrulho e dê pro Papai Noel, jogue tudo fora. Força na peruca porque uma hora a birra vai passar.
E haja coragem pra ir pros próximos passos. Mas terei!
E vocês? Já passaram por essa fase? Como conseguiram? Contem suas dicas!
Beijinhos!
Bia