Pré-natal odontológico: a importância da saúde bucal na gestação

A dentista Amanda Lima é gestante e, depois de passar por uma gengivite gravídica, criou um guia bem útil e super completo sobre os cuidados que as gestantes devem ter com a saúde bucal, além de tirar dúvidas sobre o assunto. Confira: 

“Embora muitos procedimentos dentários eletivos possam ser adiados para depois da gravidez, o tratamento dentário para a mulher grávida que tem dor oral, doença avançada ou infecção não pode ser retardado. A paciente gestante que está com dor merece analgesia tanto quanto qualquer outro paciente.

O importante é que a gestante mantenha pelo menos uma vez durante a gestação a visita ao dentista para manter saúde bucal, fazer o pré-natal odontológico, durante a gestação. Importante fazer a profilaxia (limpeza) que  irá prevenir complicações futuras, e estará com a consciência tranquila de que, agindo na saúde bucal, você estará contribuindo para manter sua saúde geral, e é claro, do bebê.

 Apesar da crença de que mulheres grávidas não podem receber tratamento ou assistência odontológica, o conhecimento científico de hoje mostra que qualquer tratamento odontológico pode ser realizado durante a gestação. Na literatura há consenso de que o segundo trimestre é o período de preferência para os tratamentos dentários (no caso de se tratar de uma emergência em outras fases da gestação, imprescindível realizar uma boa anamnese e contactar o médico da gestante, para obter informações complementares sobre a saúde geral dela).

Para atender sem riscos, além do conhecimento profissional,  deve haver a comunicação do profissional dentista com médico da gestante e duração limitada de tratamento.

A paciente grávida apresenta situações especiais de tratamento para o dentista . O profissional não só é responsável pelo atendimento eficaz e seguro à gestante, mas também deve preocupar-se com a segurança do feto, de modo que dentista e a paciente sintam-se tranqüilos com qualquer tratamento que for realizado.

Relação entre o tratamento odontológico e complicações no parto ou problemas no nascimento

Na verdade, complicações assim são mais comumente causados por nutrição pobre, fumo, consumo de álcool, doenças e predisposição genética. Manter um estilo de vida saudável, incluindo excelente saúde oral, é essencial para a mulher que está grávida atualmente ou que está planejando engravidar. 

Sobre instruções quanto à higiene bucal, limpeza dentária no consultório e a aplicação tópica de flúor podem ser realizadas em qualquer época do período gestacional sem oferecer perigos ao feto. Rotina dental de limpeza e controle de placa com higiene oral reforçada pode também ser realizada durante qualquer trimestre, uma vez que gengivite na gravidez é a condição mais comum.

E o que é gengivite? É uma resposta inflamatória à presença de placa bacteriana, que pode ser piorar devido ao aumento na quantidade dos hormônios femininos, irritantes locais e certas bactérias orais.  Na gestação é chamada de gengivite gravídica.

Às vezes pode-se ter o desenvolvimento do tumor gravídico, uma lesão benigna da gengiva que surge na gengiva entre os dentes anteriores da maxila. Este tumor é conhecido por sumir espontaneamente dentro de meses após o fim da gravidez. Pra você saber: ele é vermelho, geralmente não ultrapassa de 2cm, não dói, e sangra ao toque. 

Relação entre doença periodontal e parto prematuro

Sim. Existe risco significante de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Doença periodontal são geralmente infecções de bactérias (como Porphyromonas intermedia, P. gengivalis ). Em estudos a bactéria P. gengivalis tem sido associada com gravidez anormal resultado de uma redução do peso fetal e parto prematuro.

Tem estudos também que relatam que  citocinas maternas produzidas em resposta para a infecção bacteriana, como PGE 2 (prostaglandinas), que podem causar dano ao desenvolvimento do feto.

Além das doenças periodontais, a doença cárie também pode exibir uma incidência aumentada. O aumento de açúcares e carboidratos sobre um extenso tempo, aumenta o risco de cáries. Além disso, a gestante faz refeições curtas com intervalos menores, estando sempre com o pH alterado.

A erosão nos dentes é possível durante a gravidez devido a enjôos freqüentes. Repetidas regurgitações podem danificar a estrutura dental devido ao ácido estomacal que literalmente dissolve esmalte e dentina. Este fenômeno é tipicamente diagnosticado de observação na superfície lingual de dentes anteriores.

A marca da prevenção em Odontologia é o controle da placa através de apropriadas técnicas de higiene oral. Saúde oral não é importante apenas para a gestante, mas também para o futuro bebê.

Anestésicos

O cirurgião-dentista deve conhecer as propriedades e limitações de cada uma das soluções anestésicas, bem como a melhor época de se realizar o tratamento nas pacientes grávidas para adquirir das mesmas uma maior confiança, otimizando o

tratamento . Para as gestantes, no que se refere à classe dos anestésicos, deve-se decidir pela anestesia local. O anestésico local mais comum usado em Odontologia é a lidocaína combinada com um vasoconstritor . 

Radiografias

Todas as radiografias odontológicas necessárias podem ser feitas durante a gravidez. O cirurgião-dentista é moralmente e eticamente obrigado a prover proteção da seguinte maneira: evitar radiografias desnecessárias, proteger o abdome com avental de chumbo, evitar repetições por erro de técnica, evitar ângulos direcionados para o abdome, proteção do colimador, usar filmes rápidos e pequenos tempos de exposição. Se estas precauções são tomadas, radiografias dentárias podem ser feitas com segurança, mesmo no 1 trimestre de gravidez .

A quantia de radiação usada nas radiografias dentárias é bem abaixo da dose limiar. 

Fármacos

A paciente gestante deve ser tratada com uma atenção especial, pois a gravidez induz a uma série de alterações orgânicas capazes de influenciar a cinética e a dinâmica dos fármacos, além do fato de que qualquer droga administrada à gestante chega ao feto, passando por meio da barreira placentária .

Considerando que certos medicamentos apresentam potencial teratogênico e abortivo, o profissional da área da saúde que prescreve deve ter perfeito conhecimento dos efeitos benéficos e indesejáveis dos medicamentos para receitá-los com segurança. Nenhum medicamento deveria ser prescrito durante a gravidez, e mesmo quando indicados, devem ser utilizados somente nos casos de real necessidade. Felizmente, a maioria das drogas habitualmente utilizadas em Odontologia não tem contra-indicações durante a gravidez .

Flúor

O flúor é a substância mais promissora para a prevenção da cárie dentária e, por essa razão, tem sido objeto de diversas pesquisas científicas. É consenso na literatura que suplementos fluoretados não são necessários para pacientes que bebem água encanada com flúor. Embora flúor tópico não seja contra-indicado na gravidez, seu efeito será sobre os dentes da mãe, e não sobre os dentes do bebê .

Mas usar suplementos de flúor pré-natal está contra-indicada em função da ausência de evidências científicas que demonstrem benefício para os dentes do bebê em desenvolvimento. 

Compartilhe

Posts relacionados

Veja mais do nosso blog!

Pin It on Pinterest

Compartilhe!