Posso amamentar em público? Não? Então vamos fazer um mamaço!
Amamentar em público é um direito garantido por lei em quatro estados do Brasil! (GO GIRLS!)
Por enquanto! Porque as mães vão dominar o mundo! (muaha ha ha ha)
Os estados são: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e, mais recentemente, Minas Gerais.
Em Santa catarina quem descumprir a lei nº17458, pode receber multa de dois mil reais, e quem for reincidente o valor dobra.
As mães ativistas é que deram o pontapé inicial pelo direito de amamentar em público organizando os famosos “mamaços”. Porque né, gente, 2018!
Essa garantia da lei é fundamental para que as mães consigam, sem constrangimento, amamentar pelo menos até os seis meses, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda em alguns lugares, como shoppings, as mães ainda são obrigadas a ir ao banheiro para alimentar os filhos. Mas há luz no fim do túnel.
Existe um projeto de lei 514/2015, que ainda está em tramitação no Senado que garante a amamentação em público e também a punição por meio de multa por qualquer ato de proibição da lactante.
Gente, amamentação não pode ter hora e lugar. O aleitamento materno só traz benefícios, tanto pra mãe quanto pro bebê!
Você já se sentiu constrangida ao amamentar em público?
De 13.300 mulheres entrevistadas em vários países, cerca de 32% delas disseram se sentir constrangidas quando amamentavam em público. No Brasil 47% das mulheres entrevistadas disseram já terem sido criticadas por estar amamentando em público. (Você consegue ver a pesquisa aqui )
Se você passou por isso: me chama? Vamos fazer um mamaço!?