Rosquinhas de amamentação: para que servem, como utilizar e de que forma higienizar

A maioria das mulheres sente dor no mamilo no início da amamentação, algumas machucam mesmo, com a formação de fissuras, outras apresentam assaduras, e ainda algumas apenas sentem uma sensibilidade extra. Se você não sentir nada sinta-se uma sortuda! Por isso, a rosquinha de amamentação é um item importante para colocar o enxoval ou para presentear aquela amiga gestante. Eu ganhei na gestação e para mim foi indispensável pois elas ajudaram no processo de cicatrização mais rápida das fissuras.

A Agora Sou Mãe acabou de lançar as rosquinhas em algodão orgânico, tecido gentil com a pele e com o planeta. Confira aqui.

Consultora da amamentação, Andreza Prado, do Manas do Peito Amamentação, nos ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o uso das rosquinhas.

Para que serve a rosquinha e para quem ela é indicada?

A principal serventia das rosquinhas é isolar o mamilo do atrito com o sutiã, top ou blusa. Então, ela é indicada quando a mãe tá com algum tipo de dor ou sensibilidade no mamilo devido a fissuras ou assaduras e ajuda na cicatrização mais rápida do mamilo. 

Além disso, a rosquinha é útil para aquelas mães cujo leite vasa pois ela também ajuda absorver esse excesso.

A rosquinha protege sem abafar, diferente por exemplo das conchas de plásticos que, já que abafam a região, podem levar ao entupimento dos dutos ou a proliferação de fungos. 

Como usar as rosquinhas?

Centralizar bem a rosquinha para que o mamilo a lateral ou a base do mamilo não encostem na rosquinha. O mamilo tem que estar bem no meio do furo da rosquinha. Cuidar para que ela não se desloque no momento de colocar o sutiã e verificar de vez em quando se a rosquinha nao saiu do lugar. 

Como higienizá-las?

Lavar com sabão neutro, não utilizar nada que tenha perfume, que vai passar para o peito e o bebê não vai gostar. Outro ponto importante: lavar com água quente, usar a secadora de roupas, secar a ferro ou ainda secar no sol direto. Escolher uma dessas formas ajuda a evitar a proliferação de fungos que o acúmulo de leite acaba facilitando.

Por quanto tempo usar a mesma rosquinha? É indicado ter mais de um par?

Ideal é ter mais de um par porque tem que trocar todos os dias, no mínimo.Se a mulher tem muito leite ela vai ter que trocar a rosquinha duas vezes por dia pelo menos. A rosquinha molhada deve sempre ser trocada.

A Agora Sou Mãe acabou de lançar as rosquinhas em algodão orgânico, tecido gentil com a pele e com o planeta. Confira aqui.

Compartilhe

Posts relacionados

Veja mais do nosso blog!

Pin It on Pinterest

Compartilhe!